Para começar no marketing digital, não existe uma fórmula mágica que funcione para todos.
Você pode promover sua marca e produtos nas redes sociais, por email marketing, em seu site ou blog…
Não importa o canal, existem erros comuns que os profissionais cometem e que podem acabar com suas suas chances de sucesso imediatamente.
Separei os 7 erros mais comuns e a solução para cada um deles.
7 Erros Comuns ao começar no marketing digital
Pensar demais
Quanto mais você pensa, mais começa a hesitar se deve ou não começar um novo projeto no digital.
Pensamentos como “e se ninguém ver meus conteúdos?”, “talvez serei julgado por meus conhecidos” e “depois eu começo” irão trabalhar contra você e te deixar cada vez mais longe dos seus objetivos de começar um negócio de sucesso na internet.
Para não ser vítima desse erro fatal, utilize a Regra dos 3 segundos.
É muito simples, basta não deixar seu cérebro ter tempo para te sabotar: apenas conte até 3 e parta pra ação.
Usar a energia errada
Esse erro é bem comum na hora de começar no marketing digital.
Essa energia diz respeito ao ao tom das suas mensagens, à aparência visual do seu conteúdo e à forma como você se comunica com seu público.
Tentar passar uma mensagem com uma energia muito baixa passa a impressão de que o que você tem a dizer é desinteressante e não merece atenção. Você fatalmente será ignorado.
Por outro lado, um tom excessivamente agressivo ou espalhafatoso pode afastar clientes, especialmente aqueles que preferem um estilo mais “pé no chão”.
O ideal é sempre ajustar a energia da sua mensagem para que ela esteja ligeiramente acima da expectativa do seu público-alvo. Isso pode ser ajustado conforme você coleta feedbacks e analisa o desempenho dos conteúdos que cria e publica online.
Entrevista do IBGE
“Qual seu nome?”, “Onde você mora?”, “O que você faz?”, “Você gosta de…?”
Cara, nunca seja o tipo de pessoa que faz tantas perguntas em série que acaba deixando o cliente se sentindo em uma entrevista de emprego.
Evite transformar sua comunicação com o cliente em um interrogatório. Perguntas simples e genéricas podem fazer com que o público perca o interesse rapidamente.
Isso é muito chato e vai fazer com que ele queira se ver livre de você o mais rápido possível.
No marketing digital, é normal fazer perguntas para entender melhor as necessidades e preferências do seu público. Mas, em vez de perguntas fechadas que levam a respostas de “sim” ou “não”, faça perguntas abertas que incentivem a interação.
Por exemplo, em vez de perguntar “Você prefere emails curtos?”, tente algo como:
“Algumas das nossas campanhas mais populares foram aquelas com emails curtos e diretos ao ponto. Qual formato você prefere receber?”.
Com essa abordagem, você mostra que se importa com a experiência do cliente, enquanto coleta informações valiosas para ajustar sua estratégia.
Excesso de Autoconfiança
Muitos profissionais de marketing acreditam que, ao se tornarem excessivamente confiantes em suas campanhas, conseguirão impactar mais clientes e alcançar grandes resultados.
Esse é um erro tremendo!
Em primeiro lugar, confiar cegamente em uma única estratégia sem considerar o feedback ou as métricas é perigoso. Você pode estar apenas camuflando falhas ao invés de enfrentá-las de frente. Em outras palavras, estará tampando o sol com a peneira.
Em segundo lugar, mesmo que você tenha esteja a começar no marketing digital e consiga um bom resultado inicial, correrá o risco de perder a noção de como o mercado está mudando e acabar ficando para trás.
E em terceiro lugar, veja aqui o passo a passo para dominar a autoconfiança no marketing: teste, analise e ajuste suas campanhas constantemente, com base em dados reais.
Não fechar a venda na hora certa
Deixar para lançar uma campanha depois pode ser fatal, assim como lançá-la em um momento inconveniente.
Por exemplo, se você está promovendo uma oferta especial, certifique-se de que a mensagem chegue aos clientes na hora certa, como antes de um feriado ou no início de uma temporada de compras.
Por outro lado, lançar a campanha em um momento inoportuno, como durante uma crise ou logo após um evento desastroso, pode prejudicar seriamente sua imagem.
Ajuste seu timing para que sua mensagem chegue no momento exato em que seu público está mais receptivo.
Ignorar a Comunidade
Ao lançar uma campanha de marketing, evite ignorar a comunidade ou rede de seguidores que já apoia sua marca.
Isso pode criar um sentimento de exclusão e, em vez de fortalecer a conexão com seu público, você pode acabar afastando as pessoas que mais contribuem para o sucesso de sua marca.
Ao engajar sua comunidade, procure envolvê-los em suas campanhas e faça com que se sintam parte do processo.
Desse modo você também tem a vantagem de obter insights valiosos e criar campanhas ainda mais eficazes.
Elementos te distraindo
Na hora de começar no marketing digital, ter muitos elementos distraindo você ou seu público pode afetar gravemente suas chances de sucesso.
Esses elementos de distração podem ser variáveis externas, como mudanças súbitas no mercado, ou internas, como excesso de tarefas ou falta de foco devido a metas mal definidas.
Evite deixar que esses elementos desviem sua atenção do objetivo principal: entregar valor ao seu público e alcançar os resultados desejados.
Não cometa esses erros ao começar no marketing digital
Agora você sabe quais são os 7 erros mais comuns na hora de começar no marketing digital.
Então não há mais desculpas para continuar cometendo esses deslizes que podem arruinar suas campanhas. Certo?
Resumindo, os 7 erros no início de jornada no marketing digital são:
- Pensar demais;
- Usar a energia errada;
- Transformar a comunicação em uma entrevista;
- Excesso de autoconfiança;
- Não abordar o cliente na hora certa;
- Ignorar a comunidade;
- Ter muitos elementos te distraindo.
Sabendo disso e da solução para cada um desses itens, agora é partir para a ação e criar campanhas de sucesso que realmente gerem resultados. 😉
Aprenda como usar “Email de Boas Vindas Para Clientes” para multiplicar suas vendas no longo prazo
Gostou desse artigo? Deixe seu comentário abaixo com sua opinião.
Abraço!