Se você não sabe o que é e-mail marketing, está perdendo dinheiro. Simples assim.
Inegavelmente uma das formas mais antigas de vender produtos e serviços através da internet é a utilização de banners, que inclusive continuam sendo amplamente divulgados.
Bem como ao lado dos banners, outra técnica antiga que continua sendo utilizada é o e-mail marketing. Porém essa ferramenta possui vantagens enormes sobre os simples banners, e nesse artigo veremos melhor o que é e-mail marketing e como utilizá-lo a favor de seus negócios.
O que é E-mail marketing
Como o próprio nome sugere, a estratégia de e-mail marketing consiste basicamente em contatar seus possíveis clientes através de e-mails.
Para isso você precisa de uma ferramenta própria, afinal, seria inconcebível enviar manualmente cada e-mail para centenas ou até milhares de pessoas, concorda?
Leia também: Conheça a melhor ferramenta de email marketing
Assim sendo, tendo as ferramentas adequadas, basta capturar o e-mail de pessoas interessadas em sua área de atuação e passar a se relacionar com ela através do envio de e-mails periodicamente.
Simples, não?
Já que agora que você sabe o que é e-mail marketing, vamos ver os detalhes para colocar essa estratégia em prática.
AutoResponders para e-mail marketing profissional
As ferramentas para se trabalhar com e-mail marketing são chamadas Autoresponders.
Um serviço de autoresponder vem integrado com um banco de dados onde ficarão armazenados todos os endereços de seus possíveis clientes (leads).
Ao mesmo tempo, ele também fornece os códigos necessários para a implementação de formulários de captura.
Nessa ferramenta também podemos enviar e-mails de duas maneiras: follow-ups e broadcasts.
O que são emails Follow-up
Um follow-up é uma sequência de e-mails padrão que você pode deixar configurada para ser enviada à novos cadastrados em sua lista.
Você pode, por exemplo, enviar um e-mail todos os dias, ou um dia sim um dia não, semanalmente…
Lembre-se que ninguém quer ser bombardeado por ofertas de produtos para comprar! É importante criar um relacionamento com sua lista, entregar conteúdo de valor e fazer ofertas nos momentos certos.
Esse relacionamento através do e-mail marketing irá ajudar a fazer os contatos de sua lista passarem a confiar em você e darem credibilidade ao que você passa. Por isso é importante sempre compartilhar conteúdo de valor.
Exemplo de follow-up de email marketing
Veja um exemplo de uma follow-up para cadastrados na lista de e-mails de um site sobre compra e venda de imóveis:
Dia 1 (assim que o usuário se cadastra na lista): Obrigado
Primeiramente uma mensagem agradecendo pelo cadastro em sua lista e falando um pouco sobre você e seu projeto
Dia 2: Comprar ou Alugar?
Em seguida um e-mail com dicas para ajudar na decisão entre comprar um imóvel ou alugar. Pode ter dicas no corpo do e-mail e um link direcionando para um artigo/vídeo mais completo.
Dia 4: O mito da casa própria
Em terceiro lugar um e-mail com título polêmico e com a indicação de um artigo propondo que comprar uma casa própria pode ser uma péssima ideia dependendo das condições
Dia 6: 97% das pessoas cometem esse erro ao comprar um imóvel
Por fim um quarto e-mail citando um erro que a maioria das pessoas cometem ao escolher uma casa para comprar. Pode ter um conteúdo em texto e no final a oferta de um e-book que ensina passo a passo como comprar um imóvel economizando muito e evitando dores de cabeça futuras.
–
Entendeu?
Nesse exemplo de follow-up compartilhei diversos conteúdos de valor para meus assinantes e apenas após diversos contatos fiz uma oferta de um produto oferecendo algo que agregasse mais ainda ao conteúdo que já compartilhei.
Conforme vimos, qualquer pessoa que se cadastrar nessa lista de e-mails receberá essa sequência nessa exata ordem e nos respectivos dias programados.
Envio de emails Broadcast
Broadcasts são e-mails enviados para todos os integrantes de sua lista de contatos, independente de quando eles se cadastraram.
Sendo assim, você pode redigir algo e enviar no mesmo instante para toda a sua lista de uma só vez.
Surpreendentemente essa é uma ótima maneira de compartilhar avisos pontuais (como um novo post publicado em seu blog ou um webnário que acontecerá em breve).
Formulários e Páginas de Captura
Além do autoresponder, é necessário um formulário para capturar os e-mails para trabalhar com sua estratégia de e-mail marketing.
Como vimos, esse formulário é fornecido por códigos. No entanto costumam ser básicos e meio sem graça.
Por isso recomendo a utilização de plug-ins ou temas específicos para colocar esses formulários em seu blog.
Eu recomendo um dos temas premium disponíveis neste site. Ele possui temas com campos específicos para editar os campos de captura de e-mails, na sidebar, no topo das páginas e também no final de cada artigo.
Além disso recomendo a utilização de um plugin para criar páginas de captura. Elas podem ser divulgadas por meio de campanhas de anúncios ou em seus vídeos no Youtube.
Uma das grandes vantagens das páginas de captura é a alta taxa de conversão, que pode chegar a até 80%! Ou seja, a cada 100 pessoas que visitarem sua página de captura, 80 acabam deixando o e-mail cadastrado. No entanto esse número costuma girar em torno de 35 a 40%, o que também é excelente.
Um dos plugins mais completos para criar esse tipo de página é o Elementor. Porém seu preço é meio salgado: 97 dólares para a licença em um único site.
Eu utilizo o Elementor em basicamente todos os meus sites, porém comprei a licença dele com um valor promocional.
Você pode baixar o plugin Elementor clicando aqui.
Dicas Essenciais para se trabalhar com e-mail marketing
Ganhando mais contatos
Para convencer seus visitantes a cadastrar seus e-mails em sua lista de contatos, busque oferecer algo de valor em troca.
De fato um dos métodos mais utilizados e efetivos é oferecer uma isca digital, que pode ser um e-book, aula em vídeo, planilha ou qualquer outro conteúdo que chame a atenção de seu visitante.
Mantendo relacionamento
Não fique muito tempo sem entrar em contato com sua lista. Procure enviar ao menos 1 e-mail por semana.
Nunca cometa o erro de encher seus contatos de propagandas empurrando produtos para eles. Compartilhe sempre conteúdo de valor e jamais transpareça o comportamento de alguém desesperado por vender.
Fazendo seus e-mails serem abertos
Além de você, muita gente trabalha com e-mail marketing.
É possível que seu lead esteja cadastrado em outras listas e receba diversos e-mails todos os dias. Por isso é importante caprichar na escolha dos títulos para fazer com que o máximo possível de seus contatos leia o que você manda.
Leia também: Melhores assuntos para email marketing
Qual autoresponder utilizar
Agora que você já tem uma base sobre o que é e-mail marketing e como utilizar essa estratégia a seu favor, está na hora de escolher uma ferramenta para começar a implantar hoje mesmo isso tudo em seu negócio.
Já trabalhei com diversos autoresponders e recomendo fortemente que você utilize o ActiveCampaign.
Ele é gratuito para novos usuários e possui ótimos preços para quando você for fazer um upgrade em sua conta.
Também já trabalhei com o Aweber (1 dólar no primeiro mês e a partir de 19 dólares nos meses seguintes), MailChimp (gratuito para até 500 contatos, mas sem autoresponder) e o E-goi (gratuito no começo).
Clique aqui para começar a utilizar ActiveCampaign grátis
Por fim, fique à vontade para escolher um autoresponder e começar a colocar em prática o quanto antes esse conhecimento.
Eventualmente, independente da ferramenta, só depende de você ter bons resultados.
Lembre-se disso.