A melhor ferramenta para vender mais com email marketing. Garanta seu cupom de desconto personalizado.
Pular para o conteúdo

Email Marketing – Exemplos Prontos Para Usar em Seu Negócio

email marketing exemplos pronto para uso

Você chegou até aqui buscando por email marketing exemplos e assuntos semelhantes? Então deu sorte de encontrar o material perfeito para você!

Trabalhar com email marketing é uma das principais escolhas de negócios digitais que crescem com consistência e segurança ao longo do tempo.

Isso por que você está optando por ter um maior controle sobre seus leads e maior aproveitamento de todo o tráfego gerado por seus ativos digitais.

Se alguém visita seu site, lê um artigo e depois fecha a aba do navegador, você perde essa pessoa. Então precisará conquistar mais uma vez esse visitante para ter uma nova chance de fechar negócio com ele.

Do mesmo modo, se trabalha com mídias sociais, pode fazer uma publicação que atinja milhões de pessoas, mas nada garante que seus próximos posts terão o mesmo sucesso. Sendo assim, mesmo perfis com milhares de seguidores podem atingir alcances reduzidos, principalmente com mudanças de algoritmos que ocorrem dentro das plataformas como Facebook, Instagram e TikTok.

Por outro lado, se você captura o e-mail de um visitante e o adiciona em sua lista de contatos para trabalhar com e-mail marketing, estará 10 passos a frente da concorrência. Assim será possível encontrar esta mesma pessoa a qualquer momento, bastando escrever o seu e-mail e enviar uma mensagem diretamente para ela.

Fazendo isso você não fica refém de algoritmo das redes sociais, nem precisa ficar reinvestindo dinheiro em geração de tráfego a todo momento para atingir o mesmo público qualificado.

Nesse artigo você encontrará email marketing exemplos bem feitos para aplicar em seu negócio e fortalecer seu relacionamento com seus leads. Como consequência, ter mais visitas em suas redes e fechar um número muito maior de negócios se tornará algo natural para você e sua empresa.

Benefícios do e-mail marketing e uma comparação com outras estratégias de marketing

Conforme o tempo passa, fica cada vez mais caro atingir um público qualificado. Isso porque o número de concorrentes aumenta a cada dia e você precisa ficar buscando novas estratégias para alcançar seu público alvo.

Uma vez que você captura o e-mail das pessoas dentro deste público alvo, você terá em suas mãos uma fábrica de fazer dinheiro. Em outras palavras, você poderá aproveitar este público qualificado para se relacionar, nutrindo e engajando com conteúdo de valor. Em seguida irá gerar novas vendas para este mesmo público, sem a necessidade de novos investimentos em marketing.

Além disto, os números mostram que o ROI com uma estratégia de e-mail marketing bem elaborada é múltiplas vezes maior do que ao trabalhar com estratégias envolvendo mídias sociais, tráfego pago, tráfego orgânico, grupos em aplicativos de mensagem de texto e outras diversas estratégias de marketing digital, como você pode conferir a seguir:

email marketing exemplos de ROI comparado a outras estratégias

Objetivos do e-mail marketing profissional

Neste artigo veremos diversos exemplos de e-mail marketing para você implementar em seu negócio e conseguir melhorar seus resultados.

Por isso antes é interessante alinharmos quais os objetivos que queremos alcançar através do e-mail marketing.

Uma vez que você captura o contato do seus visitantes, você pode utilizar a ferramenta de e-mail para trabalhar conteúdos dos mais variados tipos e com os mais variados objetivos.

Entre os principais estão os que seguem na lista abaixo:

  • Aumentar as vendas e a receita;
  • Melhorar o engajamento do cliente;
  • Aumentar o tráfego do site;
  • Fortalecer o relacionamento com seus clientes;
  • Impulsionar o crescimento de suas mídias digitais; e
  • Aumentar o LTV de cada cliente através de uma esteira de produtos.

Tenha em mente quais são seus principais objetivos ao trabalhar com e-mail marketing. Lembre-se que, em boa parte dos casos, esses objetivos serão de longo prazo.

Por isso, sempre que for escrever um e-mail, tenha o cuidado de compor uma mensagem com valor e que realmente agregue algo para quem ler essa campanha.

Se seus e-mails não possuem valor, com o tempo deixarão de ser visualizados e, muitas vezes, serão até mesmo marcados como spam.

Então trate de cuidar de suas listas de leads qualificados, gerados com muito carinho. Assim você maximizará essa relação de ganha-ganha; aonde eles, por um lado, ganharão recebendo conteúdos de valor, e você ganhará gerando maior autoridade e fechando um volume muito maior de negócios ao longo do tempo.

Segmentação de listas de e-mail

Antes de irmos aos exemplos de e-mail marketing na prática, preciso reforçar um ponto muito importante com você.

Sempre é interessante focar na qualidade dos leads que você gera, e não apenas na quantidade de contatos na lista. Deixe de lado essa ideia de somente massagear seu ego com números gigantescos, porém pouco úteis.

É muito mais interessante ter uma lista com 500 leads qualificados do que uma lista com 100.000 e-mails aleatórios que você comprou por aí na internet.

Inclusive este tipo de compra é ilegal e desobedece claramente os princípios trabalhados na LGPD. Portanto, nunca compre listas de e-mails.

Ao invés disso, trabalhe de maneira a gerar listas com o consentimento de cada um de seus contatos. Desse modo, até mesmo conseguirá ter um maior índice de abertura e cliques no link de seus e-mails e também uma maior porcentagem de conversão em vendas.

Afinal, você não quer enviar e-mail para 100.000 pessoas para fechar 2 vendas, certo? Ainda mais sendo que é muito mais vantajoso ter uma lista qualificada onde você envia um e-mail para 100 pessoas e fecha 10, 15, 20 vendas.

Também pode ser interessante, a depender de seu negócio, segmentar as listas de e-mails em várias.

Como fazer a segmentação dos contatos?

Ferramentas como essa aqui que utilizamos aqui na empresa possibilitam a criação de quantas listas você desejar.

Dessa forma, você pode, por exemplo, criar uma lista para pessoas interessadas em alugar um imóvel e outra lista para pessoas interessadas em comprar um imóvel. Assim, a sua comunicação com cada uma dessas pessoas será muito mais assertiva do que se você enviar e-mails que alguns terão interesse e outros irão ignorar.

Além dos interesses, você também pode segmentar as suas listas de e-mail de acordo com outros pontos, como por exemplo:

  • Idade;
  • Localização;
  • Comportamento do cliente;
  • E assim por diante.

Agora que temos isso bem alinhado, vamos ver diversos tipos de exemplos de e-mail marketing para você utilizar de acordo com seus objetivos.

Email marketing – Exemplos para distintos cenários

Exemplos de e-mail marketing promocional

A seguir, vamos explorar alguns exemplos de e-mails promocionais que você pode enviar para a sua lista de contatos em situações específicas

Dessa forma, você pode enviar esse tipo de e-mail quando houver alguma oferta especial ou alguma ocasião sazonal, como por exemplo: Black Friday, Dia das Mães ou a época de fim de ano onde ocorrem as compras de Natal.

A seguir, um exemplo de e-mail marketing promocional para desconto:

campanha promocional da panvel por email marketing

Alguns pontos interessantes para aprender com esse exemplo:

  • Escassez trabalhada logo no começo da mensagem;
  • Diversas opções de local para clicar, captando a atenção de variados tipos de clientes;
  • Botão para clicar com chamada para ação diferente do convencional;
  • Cores da marca sendo trabalhadas para fortalecer o branding;
  • Opção para lead se descadastrar da lista de emails caso queira.

Para complementar a seguir um exemplo de e-mail que pode ser enviado no lançamento de produtos ou serviços:

exemplo de email como apoio a um lançamento

Em primeiro lugar, no exemplo acima vemos que a nova funcionalidade que está sendo promovida nesse lançamento é demonstrada na prática.

Animações assim podem ser mais pesadas para carregar, porém dependendo de sua estratégia são ótimas para gerar engajamento e aumentar o interesse de seu público.

Por outro lado, o uso de emoji na linha de assunto do email pode aumentar a taxa de cliques para abertura, porém deve ser implementado com cautela, para seus emails não serem marcados como spam pelos provedores.

Programas de fidelidade também contam

Complementando, você pode conferir também um exemplo de e-mail para ser enviado como parte de um programa de fidelidade e recompensas:

email marketing exemplos de campanha promocional

Nesse exemplo de email marketing retirado de uma campanha real do programa de fidelidade Shelbox, também podemos tirar alguns pontos valiosos para inserirmos em nossas campanhas quando conveniente.

A seta para baixo, por exemplo, aumenta o número de pessoas que rolarão para baixo e verão todo o corpo do email. De forma análoga, os espaços em branco deixam o conteúdo mais leve, contribuindo para aumentar a taxa de retenção de leitores.

Também é interessante reparar que em seguida serão exibidas diversas opções para o cliente escolher, podendo clicar na que mais lhe interessar.

Muitas vezes dar diversas opções gera melhores resultados do que oferecer um único caminho para seus leads. Reflita sobre isso.

Exemplos de e-mails transacionais

A seguir vamos ver um outro tipo de email que é bastante útil e merece fazer parte de suas campanhas de marketing de relacionamento. Estamos falando dos e-mails transacionais.

Esse tipo de e-mail costuma ser enviado após o cliente fazer a sua primeira compra.

São aqueles e-mails confirmando o pagamento, enviando o recibo e detalhes do pedido, avisando sobre uma renovação de assinatura ou enviando o status da entrega do pedido.

Veja abaixo alguns exemplos de e-mails transacionais retirados de e-mails reais de grandes empresas.

email transacional enviado pela amazon

Aqui na empresa nós seguimos esse exemplo de email transacional e criamos um bom relacionamento com nossos clientes após a geração de boletos, confirmação de compras aprovadas, cadastro de novos alunos e em outras diversas situações.

Automatize suas campanhas

É possível automatizar tudo isso, conforme ensinamos em tutoriais no nosso canal do Youtube.

Exemplos de e-mails de engajamento

Esse tipo de e-mail já ajudou bastante nossos negócios ao criar novos canais no YouTube, e também perfis no Instagram e outras redes.

Para engajar, lembre-se que seu conteúdo precisa ser relevante e adequado, de acordo com o interesse de seus leads.

Não adianta, por exemplo, promover um canal que fala sobre emagrecimento, se você possui uma lista de leads interessados em investimentos financeiros.

Também é interessante enviar esse tipo de e-mail (de engajamento) para manter sua lista aquecida, pois se você passar muito tempo sem entrar em contato pode acabar caindo no esquecimento. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Eu também gosto de utilizar este tipo de e-mail para enviar newsletters.

Veja um exemplo de e-mail marketing de engajamento enviado como newsletter a seguir:

email marketing exemplos de newsletter

E a seguir um exemplo de e-mail para engajamento com um conteúdo de valor, seguido por um link que irá ajudar a aumentar as visitas em meu blog:

email de engajamento com conteúdo em vídeo

Melhores práticas de design para e-mail marketing

Além de construir seus e-mails e envia-los estrategicamente, você também precisa dar uma atenção especial ao design de seus e-mails.

Isto é, é preciso caprichar no template que você escolhe para enviar seus e-mails.

Em alguns nichos, o modelo de simplesmente mandar um texto em preto com fundo branco funciona muito bem.

Porém, em outros nichos é necessário você trabalhar um pouco melhor a imagem de seu negócio para não parecer amador.

Por isso temos um artigo aqui no blog com dezenas de templates gratuitos para você utilizar em suas campanhas de e-mail marketing.

Clique aqui para acessar templates de e-mail marketing gratuitamente

Assunto para suas campanhas

Você também precisa dar uma atenção especial ao que escolhe para colocar como assunto dos seus e-mails.

Muitas vezes esse título vai ser responsável por fazer o seu lead abrir seu e-mail ou simplesmente ignorá-lo.

Então, não tenha medo de fazer testes, ver quais tipo de assuntos chamam mais atenção dos seus leads e geram a maior taxa de abertura de suas campanhas.

Leia também: Os melhores títulos para email marketing profissional

Dicas adicionais e considerações finais sobre exemplos de e-mail marketing

Agora que você tem diversos exemplos de e-mails que você pode enviar para suas listas de contato, quero apenas complementar com algumas dicas finais.

Sempre que possível, faça testes A/B. Dessa forma você entenderá melhor seu público e qual tipo de assunto ou de conteúdo chama a atenção dele, despertando seu interesse genuíno.

Também tenha o cuidado de respeitar a legislação vigente, principalmente agora com a LGPD em vigor.

Nunca compre listas de e-mail prontos e lembre-se de focar sempre na qualidade de seus e-mails ao invés de focar na quantidade.

Por fim, também recomendo que você aprenda a limpar sua lista de e-mails para remover curiosos e pessoas que não comprarão de modo algum as ofertas que você fizer.

Para isso, temos um vídeo onde explico passo a passo como fazer isso na prática. Você pode assistir em nosso canal.

Bem, é isso.

Para finalizar, recomendo que você utilize a melhor ferramenta de e-mail marketing disponível no mercado clicando aqui para criar uma conta teste gratuitamente.

Até a próxima!

Deixe uma resposta: