autoresponder

Por que mudei meu serviço de email marketing

Se você ainda não sabe o que é email marketing, provavelmente está deixando de ganhar bastante dinheiro com seu negócio online.

Mas não há motivo para pânico, pois ao final desse artigo você saberá exatamente o que é email marketing e como utilizar o serviço de autoresponder para aprimorar seu relacionamento com os leitores e, consequentemente, elevar seus ganhos na internet.

Também vou falar sobre minha experiência com duas ótimas ferramentas: Aweber e Active Campaign, e por que mudei minhas campanhas de email marketing para esta última ferramenta.

Vamos lá?

O que é email marketing?

email marketing

Não é segredo para ninguém que para a saúde de um negócio digital é necessário que haja um relacionamento direto com o cliente.

Esse relacionamento pode ser feito através das redes sociais, divulgação de anúncios, publicações em blogs…

E através de emails!

Sim. Apesar de todos os novos meios de comunicação, o email ainda é um dos métodos mais eficazes de se relacionar com seu público. Confira esses dados sobre email marketing compilados pelo Henrique Carvalho, do Viver de Blog, no infográfico abaixo:

infografico-email-marketing

Como fazer email marketing

Agora que você sabe a importância do email marketing, vamos colocar a mão na massa e tratar de utilizá-lo a favor do seu negócio!

Existem dois modos principais de se trabalhar com emails: autoresponder e broadcast.

Ficou difícil?

É mais simples do que parece. Olhe só:

Autoresponder

Um autoresponder irá enviar uma sequência automática para seu leitor assim que ele se cadastrar em sua lista de emails.

autoresponder

Assim ele pode, por exemplo, receber um email no primeiro dia, outro email no segundo dia, outro email no quarto dia… E assim por diante, conforme você configurar.

Desse modo você pode trabalhar de n maneiras diferentes. Uma ideia bacana é disponibilizar um curso de 7 dias, com 1 email por dia entregando conteúdo de qualidade. Anotou aí? 😉

Broadcast

Um broadcast nada mais é do que um email único enviado para todos os contatos de sua lista de emails.

Assim você pode, por exemplo, todas as segundas-feiras escrever um email novo e enviar para sua lista, como a Paula Abreu faz primorosamente com o Escolha Sua Vida.

Ferramentas

Para fazer broadcasts ou trabalhar com um autoresponder precisamos de uma ferramenta profissional. Afinal, você não pretende enviar um por um os emails para seu público. Correto?

Existem diversas ferramentas muito boas no mercado, inclusive algumas gratuitas. Na verdade quase todas possuem um plano gratuito para iniciantes.

Ferramentas de email marketing.jpg

Eu já trabalhei com o E-Goi, MailChimp, Aweber e ActiveCampaign. Irei aprofundar mais nas 2 últimas com as quais trabalhei durante mais tempo, mas também falarei brevemente sobre as primeiras:

E-Goi

O e-goi é uma ferramenta de email marketing bastante completa e gratuita para quem possui até 500 contatos em sua lista. Acima disso os valores começam a aparecer em planos a partir de R$ 48,00 por mês.

Vantagens

  • Plano gratuito
  • Autoresponder incluso
  • Pagamento em reais

Desvantagens

  • Com o tempo seus emails tendem a ir parar na caixa de Spam dos contatos
  • Dificuldade em integrar com outras ferramentas profissionais, como Optimize Press
  • Não possui automação inteligente

MailChimp

O MailChimp também é uma excelente opção e possui um plano gratuito para quem está começando. Porém esse plano não inclui o serviço de autoresponder, o que pode limitar suas ações, dependendo da forma como você trabalha.

Vantagens

  • Templates profissionais para seus emails
  • Integração com praticamente todas as ferramentas do mercado
  • Taxa de entrega excelente
  • Facilidade para aprender a utilizar e configurar campanhas

Desvantagens

  • Necessita de cartão de crédito para pagar
  • Não possui automação inteligente por padrão

Qual o melhor serviço de email marketing?

Trabalhei com o Aweber por muito tempo e essa ferramenta é incrível.

Eles oferecem 30 dias grátis para novos usuários e, após isso, planos que começam em 19 dólares mensais para até 500 inscritos. Após isso:

preços do aweber

Criar campanhas no Aweber é extremamente fácil e as taxas de entrega são muito boas. Ao final dos 30 dias gratuitos provavelmente você já terá dinheiro para pagar a primeira mensalidade, caso trabalhe do modo correto.

Não é à toa que grande parte dos profissionais de marketing digital trabalham com o Aweber. Ou trabalhavam… Muitos estão mudando para ferramentas mais completas, e esse foi o meu caso.

Deixa eu te explicar melhor…

Eu mudei para o Active Campaing por um motivo principal: a automação inteligente.

Por que mudei para o Active Campaign

Utilizando o plano gratuito do Active Campaign fiz minhas primeiras campanhas e, após conseguir vender, logo mudei para o plano pago, que tem valor inicial de 9 dólares/mês para até 500 contatos.

Além da ótima taxa de entrega e facilidade para construir campanhas, é possível melhorar muito o seu relacionamento com as listas devido às condicionais.

Essas condicionais são o que me fazem chamar o serviço do Active Campaign de o verdadeiro email marketing inteligente.

Nota: isso também é possível no Lead Lovers. Porém os planos partem de 149 reais por mês.

Com isso eu posso criar uma campanha inteligente que ofereça ao meu cliente exatamente o que ele quer.

Por exemplo, eu envio um email sobre trabalhar com o Facebook Ads. Caso o leitor demonstre interesse e clique em um link dentro desse email, automaticamente ele passa a receber uma sequência de emails sobre o Facebook Ads, com informações de valor para ajudar em seu negócio.

Caso ele simplesmente ignore esse email e não clique em nada, no outro dia ele receberá um email sobre outro assunto, como, por exemplo, vender mais produtos através de seu blog utilizando as técnicas que eu mesmo utilizo, pois aprendi no Demolição Digital.

Veja um exemplo de automação abaixo:

exemplo de automação no active campaign

Nesse exemplo o contato se cadastra em minha lista e recebe um email de boas vindas com um ebook gratuito para download.

Após 12 horas, se ele não houver aberto o email, ele receberá um novo email pedindo para que baixe o ebook gratuito. No outro dia voltará a receber a sequência normalmente com o segundo email (Dica da escala, nesse exemplo).

Caso ele já tenha aberto o email e visto o ebook, nada acontece e, no outro dia, normalmente ele receberá o segundo email da sequência.

Entende como trabalhar o email marketing desse modo é inteligente e extremamente poderoso?

Gravei um mini-curso gratuito sobre o Active Campaign para você conseguir criar sua conta e começar a utilizá-lo hoje mesmo.

Clique aqui para conferir agora

Com essas aulas espero tirar todas as dúvidas de quem está iniciando agora com o email marketing e pretende trabalhar de maneira profissional e eficiente com essa ferramenta.

Qualquer dúvida, aproveite os comentários abaixo (e nos próprios vídeos do mini-curso) para escrever. Responderei o mais rápido possível.

Para criar uma conta gratuita no Active Campaign, clique aqui.

Até a próxima.

Eduardo Amorim

Empreendedor Digital com foco em Marketing Digital. Fundador do Blog Negócio Esperto e autor de outros projetos na internet.

Deixe uma resposta