seo

O que é SEO e como fazer

Quando comecei a criar conteúdo e colocar na internet as coisas eram um pouco diferentes…

Lá pelo ano de 2006, bastava escrever um texto qualquer e publicar em seu site. Alguns dias depois seu artigo tinha centenas ou até milhares de visitas garantidas.

Mesmo sem ser bem escrito ou ter qualquer comprometimento técnico, surgiam novos visitantes todos os dias, a grande maioria enviada a partir de pesquisas no Google.

Porém com o tempo as coisas mudaram…

Hoje em dia é possível criar um site em poucos minutos e qualquer pessoa que tenha acesso a internet e alguns reais no bolso pode colocar no ar um site profissional.

Com essa facilidade, milhões de novos sites começaram a surgir e, consequentemente, a concorrência para aparecer nas primeiras posições do Google cresceu absurdamente.

Hoje em dia é comum vermos blogueiros que escrevem todos os dias e vivem espalhando seus artigos fazendo propagandas nas redes sociais, mas a verdade é que a grande maioria vai desistir em pouco tempo, pois ficam frustrados após tanto trabalho para alcançar 10, 20 visitas por dia…

Não é necessário criar artigos novos todos os dias para ser bem visto aos “olhos” do Google.

Um excelente exemplo é o Gestor de Marketing, do Olimpio Araújo.

Nele são publicados poucos artigos por mês, mesmo assim esse site recebe centenas de milhares de visitas todos os meses.

Entre todos os “segredos” que explicam esse sucesso, um dos principais é o SEO.

O SEO é nosso amigo que ajuda nosso site a aparecer bem no Google e assim receber a maioria das visitas de pessoas que buscam por assuntos relacionados ao nosso conteúdo.

Mas o que é SEO?

seo

Search Engine Optimization. Em livre tradução para o português: Otimização Para Motores de Busca.

E como o nome diz claramente, SEO são técnicas para ajustar seu conteúdo de modo que ele seja bem visto não apenas pelos leitores, mas também pelos motores de busca, sendo assim privilegiado nas SERPS (Search Engine Results Page), ou seja, aparecendo a frente da concorrência nas buscas.

Como funciona o ranqueamento?

Com milhões de sites na internet, seria impraticável ordena-los de qualquer maneira nas buscas, concorda?

Os motores de busca como o Bing e o Google priorizam conteúdos de ótima qualidade, para oferecer ao usuário a melhor experiência online.

Afinal, exibir um artigo sobre futebol para alguém que busca a solução para a acne seria inútil, certo?

Os motores de busca funcionam de maneira automatizada e existem boots que fazem o trabalho pesado.

Esses boots basicamente são “robozinhos” que vasculham a internet a procura de conteúdo e indexam novos conteúdos aos resultados do Google (ou outra ferramenta de buscas).

*Daqui pra frente citarei apenas Google ao invés de motores de busca.

E para classificar quais os melhores conteúdos que serão priorizados como resultados de pesquisas existem diversos critérios.

Esses critérios não são detalhados abertamente pelo Google, mas sabemos algumas técnicas SEO que podem fazer uma diferença absurda para seu site receber muito mais visitas.

Vamos à algumas delas:

Keywords

Keywords, ou palavras-chave, são essenciais em sua estratégia SEO.

Uma palavra-chave nada mais é do que a palavra principal do artigo. Por exemplo, em um artigo sobre dieta da sopa, é natural que a palavra-chave “dieta da sopa” apareça diversas vezes durante o texto.

Utilizar essa keyword com a frequência adequada denota que seu texto é coerente com o assunto em questão. Porém exagerar na repetição dela pode ser prejudicial, sendo visto como uma tentativa de enganar os robôs e beneficiar seu site de maneira forçada.

Ao escrever um artigo você deve ter em mente uma palavra-chave principal. Também recomendo ter pelo menos 5 relacionadas.

A inteligência artificial dos boots está cada vez mais avançada e alternar a palavra-chave por sinônimos também é interessante.

Palavras-chave de cauda longa

Prefira utilizar palavras-chave de cauda longa, isto é, que são mais específicas. Se você escrever sobre “emagrecer” irá competir com milhões de artigos similares. Já se optar por “emagrecer sem dieta” terá um público mais definido e também menos concorrência.

Não se deixe enganar pelos números. A keyword emagrecer é procurada no Google cerca de 60.500 vezes por mês, já “emagrecer sem dieta” cerca de 480 vezes.

Apesar de parecer pouco, são 480 visitas quase certas para seu artigo, devido à menor concorrência. Já para a palavra-chave “emagrecer” pode ser que você nunca venha a ter uma visita proveniente de pesquisas no Google. Entendeu?

Mais sobre keywords

Como citei acima, recomendo utilizar uma keyword principal e mais algumas similares. Essas similares podem ser palavras com alta concorrência. Veja o exemplo:

Keyword principal: emagrecer sem dieta

Outras palavras-chave: dieta para emagrecer, como emagrecer rápido, dieta, dicas para emagrecer

Além disso, você também deve colocar sua palavra-chave no nome de pelo menos uma imagem que apareça em seu artigo.

Antes de fazer o upload da imagem, renomeie o arquivo. Nesse caso você poderia colocar “emagrecer-sem-dieta.jpg”.

Também coloque a palavra chave na descrição de seu artigo.

Cabeçalhos e formatação

cabeçalho-formatação

Um texto bem escrito é agradável de se ler.

Portanto preste atenção na formatação de seu conteúdo. Evite criar parágrafos intermináveis ou digitar muitas linhas sem pausas.

O ideal é escrever no máximo 5 linhas em um mesmo parágrafo.

E sempre que possível divida seu texto em seções, utilizando subtítulos, listas e imagens para suavizar a leitura.

Outra dica interessante é utilizar o negrito e itálico a seu favor, destacando pontos importantes e termos estrangeiros, respectivamente.

Além disso, quanto mais tempo o visitante permanece em sua página, melhor. Por isso evite postar conteúdo vazio, com 200 palavras e tratando de maneira superficial o assunto.

Conteúdo é tudo!

Repare nas páginas que costumam aparecer nos primeiros resultados do Google.

Você perceberá que a maioria delas contém mais de 1.000 palavras, imagens e outras ferramentas que enriqueçam o conteúdo e ofereçam uma ótima experiência ao usuário.

Experiência do usuário

Complementando a melhor experiência do usuário ao visitar seu site, você deve investir no design de suas páginas.

Já visitou aqueles sites cheios de propagandas, com imagens distorcidas e um ambiente confuso?

Isso é exatamente o que fará você nunca aparecer na primeira página do Google!

Prefira um design limpo, simples e que facilite a vida do usuário, permitindo que ele encontre facilmente o que procura.

Utilize imagens em boa qualidade, porém sempre otimizadas!

Não faça upload de arquivos de 5 MB para seus artigos, pois isso prejudicará a velocidade de carregamento de sua página. (E sim, esse também é um fator levado em consideração para o ranqueamento)

Link Building

O link building é considerado por muitos uma das principais ferramentas para uma boa estratégia SEO.

Existe o link building onpage e offpage.

O linkbuilding onpage é feito referenciando artigos dentro de seu próprio site.

Por exemplo, estou falando agora sobre SEO e gostaria de fazer uma menção à como é fácil construir um negócio online.

Viu? Esse link que deixei faz parte de minha estratégia de linkbuilding onpage.

Já o linkbuilding offpage é feito fora de seu site e é importantíssimo.

Esses links são de outros sites apontando para o seu.

Sempre que algum site cita um artigo seu significa que está atestando seu conteúdo como uma boa fonte de informação. E isso é ótimo, pois seu site passa a ser visto cada vez como mais confiável pelo Google.

Quanto mais links de outros sites você conseguir, melhor!

Isso pode ser feito de diversas formas:

  • Comentando em artigos de outros sites e deixando um link para seu site
  • Escrevendo artigos convidados para outros sites e deixando um link para seu site nesses artigos (Esse tipo de arquivo é chamado de Guest post)
  • Respondendo perguntas no Yahoo Respostas

Entendeu?

Bônus

Se você utiliza o WordPress, instale um plugin para auxiliar no SEO de suas páginas.

Eu utilizo e recomendo o SEO by Yoast. É extremamente simples de configurar e analisa todos os seus artigos, dando dicas do que deve ser alterado e o que está bom.

Esse plugin é gratuito e você pode baixar clicando aqui.

 

Esse conteúdo é o básico que você precisa saber sobre SEO. Recomendo que sempre se atualize sobre esse tema, pois o Google pode ser um aliado fundamental para seus negócios online crescerem continuamente.

Se você quer tornar-se um expert em SEO e conseguir as primeiras posições do Google e milhares de visitas em seus conteúdos, recomendo que acesse o Darkentopolis, do Alejandro.

Clique aqui para acessar

Até a próxima

Eduardo Amorim

Empreendedor Digital com foco em Marketing Digital. Fundador do Blog Negócio Esperto e autor de outros projetos na internet.

Deixe uma resposta