como-ser-uma-autoridade

Como ser uma autoridade em seu nicho

Vamos imaginar que você está cheio de dívidas no banco. (talvez não estejamos apenas imaginando… rs).

Para quem você pediria ajuda?

Contaria com um amigo que tem mais dívidas do que você ou aquele cara que é referência na roda de amigos com suas dicas de investimento?

E se você está doente? Você seguiria a opinião de um médico ou aceitaria a dica de um desconhecido na rua?

Você percebeu o que o médico e o cara que é referência em investimentos tem em comum?

Eles tem conhecimentos avançados em suas áreas de atuação. Ou seja, eles são autoridades. Consequentemente, as pessoas os procuram para obter soluções; eles são referências.

No mundo digital as coisas funcionam da mesma forma. Afinal, apesar de estarmos em frente à computadores e celulares, ainda somos pessoas. Logo, buscamos informações com quem entende do assunto.

Seja uma autoridade

como-ser-uma-autoridade

Se você quer ter um negócio online bem sucedido e sustentável, deve passar credibilidade e conseguir fazer com que as pessoas confiem em você.

Você deve tornar-se uma autoridade em seu nicho de atuação, assim as pessoas saberão que podem confiar em você e que terão êxito seguindo suas dicas.

Para ser uma autoridade online você deve se dedicar e fazer um trabalho de qualidade. O reconhecimento surgirá naturalmente desde que você não force nada.

Veja 4 dicas importantes para construir a sua autoridade online:

1. Investir em conhecimento

A primeira coisa que você deve ter para virar uma autoridade é o conhecimento. Sem ele você não chegará a lugar algum.

Com um conhecimento apurado em seu nicho, você conseguirá falar com confiança em seus artigos, vídeos e outras formas de conteúdo com que trabalhar.

Você pode escolher um mercado onde domine um assunto específico, assim terá meio caminho andado nesse aspecto.

Porém, independentemente de ter conhecimentos prévios, é importante sempre buscar novas informações e se aperfeiçoar cada vez mais para poder entregar o melhor conteúdo para seu público.

Uma boa estratégia é acompanhar pessoas que já são autoridade em seu nicho e aprender com elas, além de usar o bom e velho Google para estar sempre atualizado.

2. Ajude de verdade

Você já se inscreveu na lista de e-mails de alguém que sempre escondia o ouro de você?

É simplesmente irritante, concorda?

Você quer emagrecer, procura no Google e acha um site aparentemente bacana. Logo se cadastra para receber o conteúdo VIP por e-mail.

É então que começa a encheção de saco… Todo dia você recebe e-mails com títulos polêmicos do tipo “O segredo definitivo para emagrecer” ou “Como perder 7 kg em 2 semanas sem fazer dietas”.

Você todo(a) feliz abre o e-mail e se depara com um texto imenso que fala, fala e não diz nada.

No final um link para você comprar o produto que contém a informação.

NÃO FAÇA ISSO!

Não seja um mercenário!

Uma coisa que aprendemos com o passar do tempo e a experiência (ou lendo artigos como esse!) é que quanto mais você dá, mais você recebe.

Parece bobagem, mas é como se fosse uma lei do universo.

Faça o teste, mesmo que seja apenas por egoísmo visando vender.

Entregue conteúdo de valor, algo que seus leitores possam usar e irá ajuda-los imediatamente. Faça isso constantemente e quando fizer alguma indicação eles saberão que podem confiar em você.

3. Inove

As verdadeiras autoridades sempre estão à frente de seus concorrentes, por isso é fundamental que você inove em seu nicho de atuação.

Para isso, abuse de sua criatividade e procure material fora do Brasil. Dependendo de seu nicho, alguns países são referências.

Em geral, se você sabe falar inglês bem, procure conteúdo estadunidense que encontrará muito material bacana que ainda não foi trazido para o Brasil.

Lembre-se que qualidade é melhor que quantidade.

Se você tem um blog, por exemplo, prefira fazer 1 artigo excelente por semana (ou até por mês!) do que 1 artigo meia boca todos os dias.

4. Esteja presente

Alguns estudos relatam que as pessoas confiam mais em marcas que estão presentes em suas vidas.

Um estudo muito famoso diz que antes da primeira compra, um cliente entra em contato pelo menos 7 vezes com a marca em questão.

Você deve se fazer presenta na vida de seus leitores, e existem diversas maneiras para isso acontecer:

  • Invista em publicidade em canais como as redes sociais
  • Mantenha um bom relacionamento com sua lista de e-mails
  • Atualize seus perfis nas redes sociais
  • Disponibilize conteúdo nas mais variadas mídias: vídeos, imagens, textos, podcasts…

Tendo um trabalho bem feito e sabendo fazer ele chegar até as pessoas (ou as pessoas chegarem até ele), seus sucesso é praticamente inevitável.

Eduardo Amorim

Empreendedor Digital com foco em Marketing Digital. Fundador do Blog Negócio Esperto e autor de outros projetos na internet.

Deixe uma resposta