Como NÃO fazer e-mail marketing – Erros imperdoáveis

Já expliquei o que é e-mail marketing e como essa estratégia pode alavancar seus resultados se aplicada corretamente.

Porém, como você deve ter notado, escrevi que ela pode alavancar seus resultados, e não que ela certamente irá melhorá-los.

E isso é simples: por melhor que seja a estratégia, se ela for aplicada de maneira errada, não trará os melhores resultados.

Então, agora que você já viu o outro artigo sobre e-mail marketing e percebeu que utilizar isso tem um potencial enorme para seus negócios, vamos ver os 6 principais erros do e-mail marketing.

Após saber disso, você tem a obrigação de NÃO cometer  essas práticas. Combinado?

Os 6 maiores erros do e-mail marketing

SPAM

Pra falar a verdade eu nem deveria citar esse erro.

Sério, fazer Spam é possivelmente a maneira mais amadora de se trabalhar na internet.

Ainda existem pessoas que compram e vendem listas de e-mail. Após comprar uma lista com centenas ou milhares de e-mails, o afiliado passa a enviar e-mails para todos os contatos dessa lista sem a devida autorização.

Além de irritar os usuários, quase 100% desses e-mails são ignorados, pois caem direto na caixa de Spam do servidor.

Para completar, possivelmente seu autoresponder irá encerrar sua conta, pois isso vai contra a política de empresas sérias.

Finalizando, enviar Spam acaba com sua credibilidade. Além de soar como invasão de privacidade, sua marca ficará conhecida por ser inconveniente.

“Bônus”: ao enviar spam você provavelmente terá em suas mãos uma lista de e-mails com um público bastante heterogêneo, o que dificultará mais ainda atingir seu público alvo.

Vender, Vender, Vender

Claro que toda dona de casa ou pai de família adora o Ciro Botinni (eu também gosto dessa figura rs). Mas isso não é motivo para empurrar produtos para sua lista de e-mails.

Na ansiedade para ganhar dinheiro, algumas pessoas passam a enviar dezenas de e-mails vendendo, vendendo e vendendo novamente.

como-vender-hotmart

Isso irrita seus contatos, além de acabar aumentando o número de pessoas saindo de sua lista.

É importante, antes de tentar vender qualquer coisa, ganhar a confiança de seus leads. Pessoas tem objeções maiores para aceitar indicações de desconhecidos, ainda mais se você demonstrar ser mais um abutre sedento por vender.

O mais recomendado é gerar valor para seus leads, passar credibilidade e ganhar a confiança deles.

Faça isso entregando conteúdo de qualidade através de artigos, vídeos, podcasts, ebooks… Tudo de maneira gratuita e com informações úteis para seu público.

Apenas após isso indique algum produto ou serviço.

Faça o teste e veja na prática: sua paciência será recompensada.

Excesso de e-mails

Você já namorou alguém que não descolava do seu pé?

Como foi? Durou bastante? Era bacana ter alguém grudado em você?

Pois é… CANSA!

E esse mesmo principio serve para o e-mail marketing.

Evite enviar e-mails todo santo dia para seus leads. E se você costuma enviar mais de 1 e-mail por dia, então pare agora!

Além de forçar a barra, você estará exigindo muito tempo de seus contatos e, provavelmente, eles irão se acostumar a ignorar boa parte de suas mensagens.

Recomendo enviar um email no primeiro dia, assim que seu contato se cadastrou na lista, e outro no segundo dia. Esse segundo e-mail irá ajudar a reforçar sua marca na cabeça do leitor. Assim ele saberá quem é você quando receber um e-mail seu novamente.

A partir do terceiro dia você pode variar de acordo com sua estratégia, enviando e-mails a cada 2 ou 3 dias.

Exceções: Em alguns nichos relacionados à tecnologia você pode enviar e-mails diariamente, pois seus contatos costumam ficar mais tempo online e irão até passar a esperar por seus e-mails diários (se o conteúdo for bom!). Saiba trabalhar de acordo com seu nicho.

Monólogos

É importante deixar claro para seus contatos que você é uma pessoa de carne e osso, assim como eles.

Não deixe tudo nas mãos do autoresponder, pois passa a impressão de que eles estão recebendo e-mails de um robô.

Uma estratégia interessante é, ocasionalmente, perguntar aos seus contatos se eles estão gostando do conteúdo que recebem, se ficou alguma dúvida ou sugestão…

Abrir esse espaço para o diálogo ajuda a estreitar os laços e, consequentemente, aumentar o número de clientes em sua lista.

Erros de português

Você pode não reparar em sua escrita, mas grande parte das pessoas irá reparar em erros grotescos, como confundir o uso de “mas” e “mais”.

Mesmo os erros de digitação mais simples podem passar uma impressão de desleixo. Portanto é importante verificar o corpo de suas mensagens antes de enviá-las.

Se você não dificuldades com a escrita, escreva seus e-mails em algum editor, como o Microsoft Word, e utilize a função de “Verificar a Ortografia” em seus textos.

Usar o “de grátis” para sempre

Muitos empreendedores começam por baixo e por isso recorrem a ferramentas grátis. Alguns autoresponders profissionais como o ActiveCampaing possuem planos gratuitos muito interessantes.

Mas por serem gratuitos esses planos são limitados e irão comprometer o crescimento de seus projetos.

Mesmo que você opte por começar utilizando o “de grátis”, acredite em seu potencial e seus negócios: invista!

Sem investir fica muito mais difícil aumentar seus resultados

Bônus do Titio Edu

Para finalizar, depois de ter apontado alguns erros que são cometidos por muita gente ao trabalhar com e-mail marketing, gostaria de deixar uma dica que ajuda a melhorar seu relacionamento com sua lista:

Personalização

Como eu disse, se você tratar as pessoas de sua lista de maneira muito automatizada, o relacionamento acabará perdendo pontos.

Por isso uma estratégia interessante é personalizar suas mensagens.

Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é solicitando o nome das pessoas ao se cadastrarem em sua lista, ao invés de capturar apenas o endereço de e-mail.

E-mails que possuem em seus títulos o nome da pessoa tem taxas de abertura maiores, assim como taxas de cliques também.

Porém essa estratégia tem um lado negativo: o número de pessoas em sua lista tenderá a ser menor.

E isso ocorre basicamente por 2 motivos:

  • As pessoas relutam em entregar seus dados (motivo pequeno)
  • As pessoas querem economizar esforços (motivo principal)

Então, quanto mais fácil for para que um lead se cadastre, melhor.

É também muito importante compartilhar conteúdo de qualidade, além de utilizar sempre a opção de dupla confirmação. Assim apenas as pessoas interessadas realmente em seu conteúdo irão confirmar a inscrição em sua lista de e-mails.

Evite cometer esses erros de iniciantes e já estará a frente de grande parte de sua concorrência. Já a dica bônus recomendo testar, pois os resultados podem variar de acordo com seu nicho de atuação.

Eduardo Amorim

Empreendedor Digital com foco em Marketing Digital. Fundador do Blog Negócio Esperto e autor de outros projetos na internet.

Deixe uma resposta