criar um site profissional

Como criar um site profissional partindo do Zero

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro na internet, mas sem dúvidas criar um site/blog é a melhor, pois essa estratégia mantém resultados constantes e a longo prazo.

Gravei um mini-curso gratuito explicando como criar um site profissional partindo do zero absoluto. As aulas estão todas liberadas no Youtube e você pode assistá-las em meu canal.

Confira a primeira aula abaixo e aproveite para ir fazendo tudo na prática. Assim, ao final dos vídeos você já terá seu site profissional funcionando perfeitamente.

Se preferir, continue lendo o artigo, pois explico detalhadamente todo o processo ao longo dele.

Por que criar um site?

Como eu disse, existem diversas maneiras de ganhar dinheiro na internet. Você pode investir em anúncios para promover seus produtos, pode fazer vídeos no Youtube, utilizar listas de email, Yahoo Respostas, OLX…

Mas então por que escolher justamente criar um site?

É simples. No seu site você pode centralizar todos os seus conteúdos. Vídeos, artigos escritos, infográficos, podcasts… Tudo em um único lugar.

Além disso, um site com o design adequado irá cativar sua audiência e ajudar você a capturar mais contatos para sua lista de email.

Outro ponto interessante é o fato de criar um funil de vendas, direcionando seus leitores exatamente para onde você quer (no caso, a página de vendas!) de maneira natural, como é ensinado no curso Fórmula Negócio Online.

Por último, uma das maiores vantagens de criar um site ou blog profissional: tráfego contínuo.

Afinal, seu conteúdo ficará no ar durante bastante tempo e, consequentemente, sempre estará atraindo novos leitores.

Percebe como criar um site profissional é uma excelente ideia?

Como criar um site profissional

Vamos então à prática, que eu dividi em 4 passos simples e, para te dar aquele empurrãozinho extra, gravei uma aula mais longa no final, meu bônus gratuito para você impulsionar seu site.

Se você já tem um site, recomendo que assista esse vídeo para descobrir como ganhar muito dinheiro com seu site.

Siga o passo a passo exato e saiba como criar um site profissional do zero. Caso fique alguma dúvida, basta comentar.

#1. Registrando o domínio

registrar dominio

O primeiro passo para criar um blog de sucesso é a escolha de um bom domínio.

O domínio é o endereço do site. O domínio do Negócio Esperto é www.negocioesperto.com

Escolha um domínio adequado para seu projeto, e a extensão também. As mais usadas são .com, .com.br, .net, .net.br, .info e .biz.

Para comprar um domínio pelo melhor preço, recomendo que você utilize o GoDaddy.

Caso queira uma opção gratuita, você pode registrar um domínio com extensão .tk. Nesse caso você terá um endereço como www.seusite.tk

Registre seu domínio:

br.godaddy.com

dot.tk

Após escolher seu domínio e verificar se ele está disponível, basta seguir o processo, que é bastante intuitivo.

Você pode utilizar cupons de desconto. Meu primeiro domínio me custou apenas R$ 3,72! Teste os cupons disponíveis nesse site.

#2. Contratando uma hospedagem e ajustando o DNS

melhor hospedagem

A seguir devemos escolher um bom plano de hospedagem para que nosso site fique acessível aos visitantes.

Existem diversos servidores de hospedagem. Eu já trabalhei com muitos deles, como o UOL Host, Bluehost, Byethost e Hostgator.

Sem dúvidas minha melhor experiência foi com o Hostgator e por isso é o servidor de hospedagem que utilizo atualmente em meus projetos.

É imprescindível contar com a melhor hospedagem para seu projeto profissional. Afinal, você não quer que seu público tente acessar seu site e encontre ele fora do ar, certo?

Você pode contratar um plano de hospedagem da Hostgator clicando aqui.

E agora?

Nesse ponto você já deve estar com seu domínio próprio registrado e seu plano de hospedagem também.

Em seguida devemos configurar o DNS, que é o serviço que irá direcionar os usuários para seu site. Ele que diz para os navegadores onde cada site está armazenado, assim eles sabem, por exemplo, que o NegócioEsperto.com está em um servidor da Hostgator.

Para configurar o DNS, você deve ir até seu painel do Godaddy (Ou outro serviço de compra de domínios) e atualizar os dados com os endereços que você recebeu por email de seu plano de hospedagem, como o abaixo:

como criar um site profissional do zero

#3. Criando um email profissional

criação de email profissional

Bem, você queria saber como criar um site profissional… De brinde nesse passo vou te mostrar como criar um email profissional.

Serviços como o Wix e o próprio GoDaddy oferecem um email profissional como uma assinatura mensal, em média por 5 reais/mês. Parece barato, mas é extremamente caro, visto que você pode criá-lo em poucos cliques após ter seu domínio próprio.

Para criar um email profissional você deve acessar seu cpanel, que é o painel principal de administração de seu site. Esse endereço estará no email de informações técnicas que sua hospedagem te mandar, e em geral é algo como www.seusite.com.br/cpanel

Devidamente logado, você deve ir na guia “domínio de complementos” e colocar o endereço de seu domínio. Crie também uma senha e clique em “adicionar domínio”.

Após isso, basta voltar à página inicial do cpanel e acessar “Contas de email”.

Nesta página você pode criar o endereço de email que desejar. Basta preencher o formulário e clicar em “Criar conta”.

#4. Instalação do WordPress

instalação e configuração do wordpress

Por fim, finalmente podemos instalar o WordPress em nosso site.

O WordPress é um gerenciador de conteúdo e quase 100% dos blogs utilizam ele, por ser o melhor. Ele possui código aberto, atualizações constantes, milhares de temas e plugins que incrementam ainda mais suas funcionalidades.

O melhor de tudo é que o WordPress é gratuito.

E como instalar o WordPress é o passo mais importante, você pode estar pensando que isso será uma tarefa para algum expert no assunto. Porém é o passo mais fácil de todos.

Basta acessar seu cpanel e ir até a opção “Quick Install“. Em seguida escolha o WordPress e o domínio onde ele será instalado.

Feito isso basta escolher o nome de usuário e clicar em “Install Now!“.

Pronto!

Você talvez até pensasse que apenas um especialista para saber como criar um site profissional. Felizmente não precisamos nos preocupar com isso, pois com o WordPress e essas ferramentas que expliquei é extremamente simples criar um site profissional partindo do zero.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.

Para personalizar seu site você deve escolher um tema de acordo com seu projeto.

Existem temas gratuitos no repositório do próprio WordPress e em diversos outros sites. E também existem temas premium, que dão ao seu projeto uma aparência muito mais profissional e se destacam por não serem utilizados em milhares de sites ao mesmo tempo. Assim seu site ficará com uma aparência única.

Para dar uma olhada em alguns temas premium, eu costumo utilizar o Theme Forest.

Nota: para turbinar seu site/blog e aprender como ganhar dinheiro com ele todos os dias, recomendo que você veja o vídeo do Alex Vargas. Assista no link abaixo:

Como Montar Um Negócio Online 100% do Zero [Alex Vargas]

BÔNUS

Aproveite para assistir ao vídeo bônus que gravei. Nele explico exatamente as configurações que eu faço em meus sites para deixá-los “tinindo”! 🙂

Até a próxima!

Eduardo Amorim

Empreendedor Digital com foco em Marketing Digital. Fundador do Blog Negócio Esperto e autor de outros projetos na internet.

Deixe uma resposta