Como conseguir backlinks para seu site

Um dos fatores que mais pesam para um site aparecer ou não entre as primeiras posições do Google é o número de backlinks que ele possui.

Backlinks nada mais são do que links de outros sites apontando para o seu. Por exemplo, esse link apontando para o UOL é um backlink para o Uol. Entendeu?

Quanto mais backlinks você possui, melhor! Contanto que eles sejam de qualidade.

Assim sendo, seus backlinks devem ser na maioria de sites relacionados ao seu nicho e, sempre que possível, de sites maiores que o seu.

Quanto maior o site, maior sua autoridade. E quando um site de grande autoridade cria um link indicando seu conteúdo, parte dessa autoridade é passada para seu site.

Interessante, não?

Um backlink funciona como se o criador do conteúdo de outro site estivesse indicando o seu trabalho. Assim os motores de busca veem seu conteúdo de maneira mais confiável.

Se muitos sites estão indicando seu conteúdo, é provável que ele seja mais relevante do que outros artigos que ninguém reconhece. E o Google e cia levam isso em consideração.

Como conseguir backlinks de qualidade?

Existem diversas maneiras de conseguir backlinks para seu site e seus artigos. Algumas irão surtir mais efeito, outras menos. Mas todas são eficientes.

É importante ressaltar que você pode conferir quantos backlinks seu site possui. Basta acompanhar por ferramentas como o Backlinkwatch.

Entretanto, essas ferramentas não são 100% precisas e podem demorar alguns dias para incluir novos backlinks criados. Somente os próprios motores de busca sabem quantos backlinks eles conhecem para seu site.

Abaixo listei algumas maneiras de conseguir criar backlinks para seu projeto:

Redes Sociais

Existem divergências sobre esse tipo de backlink ser levado em consideração pelos mecanismos de buscas. Porém não custa nada agregar essa possibilidade em suas estratégias.

Para criar backlinks nas redes sociais basta preencher seus dados corretamente (muitas delas tem um campo para você digitar seu website) e publicar as atualizações de seu blog, sempre colocando um link para o conteúdo em questão.

Guest Posts

Uma maneira muito eficiente de conseguir backlinks de qualidade é a publicação de Guest Posts em blogs parceiros.

Guest posts são artigos escritos como convidado. Você escreve sobre algum assunto relevante para o blog de um parceiro e, dentro desse artigo, coloca links específicos apontando para seu site.

Cadastrar seu site para conseguir backlinks

Existem alguns serviços na internet que facilitam a criação de backlinks para seu site, basta cadastrar-se neles e esperar os resultados, que em geral vem de médio a longo prazo.

Alguns abaixo:

Active Search Result (ASR) – http://www.activesearchresults.com/

Submit Express – http://www.submitexpress.com/free-submission.html

Secret Search Engine Labs – http://www.secretsearchenginelabs.com/

Orange – Référencement Gratuit – http://referencement.ke.orange.fr/

Relmax Top – http://www.relmaxtop.com/account/register

Anoox – http://www.anoox.com/add_for_indexing_free.php

Dmoz – http://www.dmoz.org/

Comentar em blogs

Fazer comentários em blogs também é uma opção excelente para criar backlinks.

É simples, rápido e prático. Basta procurar no google por blogs de nichos relacionados ao seu e deixar comentários nos artigos.

Como a maioria usa o sistema de comentários nativos do WordPress, ao comentar você terá a opção de preencher seu website.

Caso o blog use sistemas de comentários como o do Facebook, não é possível utilizar essa técnica.

Criar backlinks similares aos da concorrência

Lembra da ferramenta BackLinkWatch que citei no começo desse artigo?

Você pode, além de analisar os seus backlinks, ver onde a concorrência tem backlinks e criar alguns para seu site nesses mesmos locais. 😉

Para isso você pode comentar nesses sites ou entrar em contato com seus donos para negociar a criação do backlink, seja através de um GuestPost ou até mesmo pagando para isso (caso o site possua autoridade elevada, vale a pena)

PBN

Você pode também utilizar uma das técnicas mais famosas para criar backlinks rapidamente e com extrema qualidade: criar uma PBN.

Uma PBN nada mais é do que uma rede privada de blogs (em inglês, Private Blog Network).

Para criar uma você precisa procurar domínios expirados que tenham autoridade alta. Achando os ditos cujos, basta comprá-los e criar um blog.

Nesse blog recém criado você publica alguns artigos com links estratégicos apontando para seu website e, consequentemente, transmitindo a autoridade para seu site.

Essa técnica é um pouco mais elaborada e deve ser feita da forma correta para que o Google não perceba e puna seu website (a criação de PBNs é uma prática não apoiada pelos mecanismos de busca).

Para aprender mais sobre essa estratégia (e muitas outras mais avançadas) recomendo o acesso gratuito ao Darkentópolis, do Alejandro.

 

 

Eduardo Amorim

Empreendedor Digital com foco em Marketing Digital. Fundador do Blog Negócio Esperto e autor de outros projetos na internet.

Um comentário em “Como conseguir backlinks para seu site

Deixe uma resposta