call to action

3 Maneiras de fazer seu leitor clicar onde você quer

Existem duas ações que você deseja de seus leitores após descobrir como aumentar as visitas no seu site: clicarem em seus artigos chave e em seguida clicar no link para a página de vendas de algum produto.

Mas existe uma maneira ideal para fazer isso?

A má notícia é que não existe uma maneira ideal e 100% certa de conseguir isso. A boa notícia é que existem formas mais eficientes para direcionar os leitores dentro de seu site.

Chamamos isso de funil de vendas, fazendo o leitor passar por cada etapa do funil, entrando como um simples visitante e saindo como um cliente satisfeito.

Nesse artigo irei te mostrar 3 formas de atrair o clique de seus visitantes

3 formas de atrair o clique de seus visitantes

clique

1. Títulos friamente calculados

Uma das partes mais importantes de um artigo é sem dúvida seu título. Ele é o responsável por chamar a atenção do leitor e faze-lo clicar para conferir seu conteúdo.

Não importa quão bom seja o conteúdo de seu artigo, com um título fraco, a maioria dos visitantes irá ignorá-lo.

Para ter um título chamativo você deve criar algo de fácil compreensão, que chame bastante a atenção e mexa com a curiosidade do leitor. Além disso, listas são sempre atraentes, por isso capriche em formatos como “7 maneiras de aumentar as vendas de seu negócio online” ou “3 erros que estão fazendo você engordar”.

Eu particularmente utilizo uma estratégia pouco conhecida, mas que me ajuda a ter melhores resultados.

Antes de escolher um título, como o desse artigo (3 maneiras de fazer seu visitante clicar onde você quiser), eu escrevo pelo menos 10 títulos diferentes. Então analiso cada um deles e finalmente escolho o vencedor.

2. Chamada para a ação

É incrível como uma chamada para a ação faz toda a diferença. Ordens são muito bem aceitas, principalmente em nossos textos.

E uma chamada para a ação nada mais é do que isso: uma ordem.

call to action

Diga ao seu leitor o que você quer que ele faça e, naturalmente, ele fará. Clique aqui para ver como essa estratégia funciona na prática.

Sentiu-se tentado a clicar? E olha que você estava ciente da técnica de persuasão aplicada. Imagine seus visitantes?

3. O poder da contradição

Uma outra técnica interessante é oferecer ao seu visitante exatamente o oposto do que ele procura.

Ficou confuso?

Imagine que você tem um site sobre emagrecimento. Provavelmente existirão artigos do tipo “como perder 5 kg em 4 semanas”, “a melhor dieta para secar a barriga”, “dicas de ouro para emagrecer rapidamente”…

Agora imagine a surpresa de seu visitante ao se deparar com um artigo do tipo “Como engordar 10 kg em 1 mês. [GARANTIDO!]”.

Claro que essa falta de congruência irá chamar sua atenção e, consequentemente, ele irá clicar para ver do que se trata. Afinal, eles irão querer saber se você ficou louco para postar uma coisa dessas.

Dentro de seu artigo, claro, você irá se explicar rapidamente e seguir com seu conteúdo. Por exemplo escrevendo “como engordar 10 kg em 1 mês. Não cometa nenhum desses erros”.

Dica bônus

Eu recomendo que você sempre mantenha-se de olho nas suas estatísticas, algo que é muito simples de ser feito. Para analisar suas métricas você pode utilizar o Google Analytics ou o plugin do WordPress chamado Jetpack.

Assim, ao final de cada ciclo (por exemplo, ao final de cada mês), confira quais de seus artigos estão sendo ignorados e tente mudar seus títulos e testar novas variáveis.

Também monitore onde seus leitores estão clicando.

Uma das variáveis a se analisar é a chamada para a ação, que pode ser feita diretamente (clique aqui, acesse agora, assista já…), com o link por extenso (www.negocioesperto.com) ou com texto âncora. Também é possível colocar links de saída nas imagens. Analise tudo!

Trabalhar com marketing digital envolve muitas coisas, mas uma delas é sempre a principal: teste!

Sempre dá para melhorar seus resultados, por isso você deve sempre estar atento e fazendo novos testes para melhorar seus resultados e conseguir fazer vendas todos os dias.

Até a próxima.

Eduardo Amorim

Empreendedor Digital com foco em Marketing Digital. Fundador do Blog Negócio Esperto e autor de outros projetos na internet.

Deixe uma resposta